Fiscalização do CAU/PR cresce 30% em 2020, apesar da pandemia de Covid-19
9 de junho de 2020 |
A Fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) apresentou um crescimento de 30% de ações no estado nos primeiros meses de 2020. É o que aponta um balanço realizado pela autarquia federal. Todos os dados apresentados a seguir foram compilados no dia 28 de maio deste ano.
Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), as medidas adotadas pelo CAU/PR se mostraram efetivas, como o trabalho em home office dos funcionários e a suspensão do atendimento presencial na sede e nos escritórios regionais.
O CAU/PR realizou 527 fiscalizações em 2020 contra 405 no mesmo período de 2019, o que representa um aumento de 30% de ações. “Durante este período de pandemia, reforçamos nossas fiscalizações via internet, por exemplo. Há pessoas que se promovem no mundo virtual e se intitulam como arquitetos e urbanistas, mas não têm registro ativo no CAU. Isso configura o exercício ilegal da profissão”, conta a gerente técnica de Atendimento e de Fiscalização do CAU/PR, Mariana Genova.
Outro número que apresentou crescimento expressivo foi o de análise realizada por profissionais do CAU/PR em Registros de Reponsabilidade Técnica, como em RRT’s Derivados, Extemporâneos e em Certidões de Acervos Técnicos com Atestado (CAT-A). O número saltou de 608 para 1390 de um ano para o outro, ou seja, um aumento de 128%.
Atendimento
Apesar de o atendimento presencial do Conselho estar suspenso desde o dia 16 de março, os números praticamente não apresentaram alterações neste ano. Em 2019, a autarquia federal prestou 4.883 atendimentos. Já em 2020 foram 4.846.
A gerente geral do CAU/PR, Rose Aguiar, destaca que um dos motivos para o atendimento não estar sendo afetado é a implantação do contato por WhatsApp, que ocorreu em fevereiro, um mês antes da pandemia. “Já atendemos centenas de pessoas pelo aplicativo, que é mais uma alternativa para os arquitetos e urbanistas e à sociedade paranaense. Nosso intuito é promover um atendimento ainda mais ágil, prático e eficiente”, afirma Rose, profissional que auxiliou na implantação do atendimento por WhatsApp.
Além de ligar para (41) 3218-0200, é possível enviar mensagens de texto que serão respondidas pela equipe do Conselho. Basta adicionar o número de telefone fixo à agenda de contatos do seu celular, abrir o aplicativo, procurar pelo número do CAU/PR e mandar as mensagens.
Conselho do Século XXI
A presidente do CAU/PR, Margareth Menezes, ressalta que o Conselho nasceu no século XXI e está preparado para enfrentar diversas situações, como a ocasionada pela pandemia de Covid-19. “O CAU adotou e vem desenvolvendo um trabalho de apoio e de relacionamento com os profissionais e pessoas jurídicas via internet, de forma a garantir a mesma qualidade dos serviços virtuais e presenciais”, afirma.
Boa parte dos serviços prestados pela autarquia federal são inteiramente virtuais e ocorrem por meio do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), um sistema corporativo único e nacional. “Os serviços que dependem de análise técnica são prestados por um corpo técnico devidamente habilitado”, completa Margareth.
Na prática, durante a pandemia, apenas a coleta de dados biométricos não está sendo realizada pelo CAU/PR. O serviço depende do atendimento presencial para realizar fotografia, cadastrar impressão digital e recolher assinatura para a emissão da carteira profissional dos arquitetos e urbanistas. Todavia, neste período de isolamento social, o envio das carteiras de identificação profissional está temporariamente suspenso.
“Desde a sua criação, o CAU valoriza a utilização dos serviços sem que o profissional precise sair do escritório para realizá-los. Muitas vezes, não é necessário se deslocar até o Conselho. Vamos continuar a oferecer praticidade, agilidade e flexibilidade aos arquitetos e urbanistas e à sociedade”, finaliza a presidente do CAU/PR.