Proposta de cooperação: superintendente do IPHAN visita o CAU/PR
15 de fevereiro de 2022 |

Da esquerda para a direita, o Gerente de Fiscalização do CAU/PR, Gesse de Lima; as arquitetas Rosina Parchen e Anna Elisa Finger, do IPHAN; e o presidente do CAU/PR, Milton Zanelatto
A nova superintendente do IPHAN no Paraná, arquiteta e urbanista Rosina Parchen, esteve em visita ao presidente do CAU/PR, arquiteto e urbanista Milton Zanelatto, nesta segunda-feira (14).
Na oportunidade, foi debatida uma proposta de cooperação entre as duas instituições visando a regularização, a fiscalização e a orientação aos profissionais, dentro das áreas que são protegidas pelo Patrimônio nacional, que são os centros históricos e alguns bens isoladamente.
Rosina Parchen explicou ser fundamental que os profissionais que atuam nessas áreas tenham o conhecimento de que é preciso aprovar os projetos, regularizá-los perante o CAU e acompanhá-los, de modo que eles, estando legalmente aprovados nos órgãos competentes, possam ser executados.
“O profissional da Arquitetura deve acompanhar todas essas fases e não somente desenvolver os projetos. É importante que ele também acompanhe a execução dos mesmos. Muitas vezes os proprietários, principalmente aqueles de bens em áreas históricas, têm o projeto aprovado, mas na hora de executar, quando o arquiteto não acompanha, fazem da maneira como querem e aí há uma agressão ao Patrimônio Histórico de um modo geral”, alerta Parchen.
Segundo Milton Zanelatto, durante a reunião ficou definida a formalização de um Termo de Cooperação Técnica entre o CAU/PR e o IPHAN. Por meio dele, o Conselho realizará ações de Fiscalização preventivas e orientativas nas edificações consideradas de preservação do Patrimônio Histórico, enquanto o Instituto contribuirá com o repasse das informações necessárias para que esse trabalho seja efetivado.
No encontro, a superintendente do IPHAN esteve acompanhada da chefe da Divisão Técnica do órgão, a também arquiteta Anna Elisa Finger.
Seria interessante o IPHAN e o CAU, em contato com as Prefeituras, criarem cursos de extensão para os profissionais e os fiscais municipais. A Prefeitura de Paranaguá, através do CONDEPH vem fazendo essa solicitação há, pelo menos , 3 anos. Sabemos da dificuldade com pessoal mas um esforço conjunto poderia produzir grandes resultados!