Paranaenses desenvolvem Práticas Pedagógicas vencedoras do CAU Educa
6 de julho de 2021 |
Projetos com as participações de arquitetos e urbanistas paranaenses foram premiados na categoria Práticas Pedagógicas do concurso CAU Educa, realizado pela Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUA) do CAU Brasil.
Estão entre os 15 primeiros colocados da categoria os projetos “Conhecendo a Cidade”, do Coletivo Nó Comum, e “LudiCidade” e “ODS em ação”, dos pesquisadores Luiza Helena Ferraro, Alexandre Maurício Matiello, Ana Laura Vianna Villela, Giselle Arteiro Nielsen Azevedo, Mariana Coviello Pereira e Rafael Ferreira Diniz Gomes. Cada prática pedagógica recebe a premiação em dinheiro no valor de R$ 1.500.
As práticas pedagógicas foram classificadas com base em oito critérios pré-estabelecidos pelo edital: valorização da Arquitetura e Urbanismo, interdisciplinaridade, habilidades alinhadas com a base nacional comum curricular, flexibilidade, dimensão lúdica, coerência da prática aos conceitos propostos, criatividade e singularidade.
Conhecendo a Cidade
Um jogo pedagógico que aborda temas dos estudos urbanos e os relaciona com os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular. Essa é a proposta do “Conhecendo a Cidade”, atividade que incentiva o pensamento crítico acerca das questões urbanas e a busca por soluções criativas para os problemas enfrentados pelos habitantes dos municípios.
Desenvolvido pelo Coletivo Nó Comum, o jogo de tabuleiro é dividido em quatro fases com as temáticas Habitação; Espaços Públicos e Equipamentos Urbanos; Mobilidade; e Cidade e Meio Ambiente. A atividade simula um percurso pela cidade, onde os estudantes se deslocam de suas casas até a escola. O percurso é narrado por uma personagem, a arquiteta e urbanista Lina, que ao longo do jogo propõe desafios e problemáticas, além de processos lúdicos e artísticos, como mímicas e desenhos. A proposta inclui regras, materiais gráficos para impressão e possibilita adaptações de acordo com o contexto de cada sala de aula.
O arquiteto e urbanista curitibano Pedro Portugal Sorrentino é integrante do Coletivo Nó Comum, grupo de amigos que se reuniu em 2020 para trabalhar por lugares mais inclusivos e socioambientalmente justos. Com membros nas cidades de Curitiba, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Brasília, São Paulo e Vitória, o Coletivo Nó Comum atua em projetos nos eixos de política, formação e produção do espaço. “Acreditamos que a educação urbanística e socioambiental é uma ferramenta poderosa no enfrentamento dos problemas urbanos brasileiros, pois contribui para uma mudança cultural na forma como habitamos e nos apropriamos de nossas cidades. Além disso, confiamos no potencial das contribuições que as crianças podem trazer para o planejamento urbano, pois muitas vezes o olhar mais sensível delas pode apontar para soluções criativas na forma de organização das cidades. Seguimos uma linha do planejamento urbano que acredita que uma cidade boa e segura para as crianças é uma cidade boa e segura para todos. Por isso, nada mais certo do que dar espaço para ouvi-las sobre o que pensam e como gostariam que fossem as nossas cidades. Nesse sentido, o concurso do CAU cumpriu um papel muito importante. Esperamos que tanto o CAU quanto outras instituições promovam e invistam em mais concursos como este”, afirma o grupo.
Grupo de pesquisadores é premiado com dois projetos
Com registro no CAU/PR, a arquiteta e urbanista Luiza Helena Ferraro é uma das pesquisadoras premiadas com dois projetos no concurso CAU Educa. Ao lado dos arquitetos e urbanistas Alexandre Maurício Matiello, Ana Laura Vianna Villela, Giselle Arteiro Nielsen Azevedo, Mariana Coviello Pereira e Rafael Ferreira Diniz Gomes, profissionais vinculados ao Grupo de Pesquisa Ambiente Educação, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiza foi reconhecida pelos projetos “LudiCidade” e “ODS em ação”.
A proposta da prática pedagógica “LudiCidade: a atividade transformada em jogo” é fundamentada no entendimento de atributos básicos relacionados à qualidade dos lugares urbanos: mobilidade, permanência, convivência e atividades. Esses atributos são transformados em cartas com ícones facilmente identificáveis pelas crianças, podendo ser adaptadas aos diferentes contextos territoriais. As cartas, com o suporte de um diagrama de perguntas iniciais básicas, possibilitam aguçar o olhar da criança para os ambientes públicos das suas cidades e, assim, o jogo com esse conjunto de ferramentas e informações possibilita ouvir as crianças e instigar as suas percepções a partir de suas vivências no espaço.
Já a prática pedagógica “ODS em ação” se organiza a partir da discussão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU, em 2015. A ideia dessa prática processual é vincular os ODS aos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. A proposta é organizada em fases, trazendo inclusive a ideia de um jogo para as crianças. Conforme avançam essas fases, aumenta também a complexidade das atividades. A ideia propõe, no mesmo material, estabelecer um diálogo direto com os professores e crianças, permitindo que os alunos tenham autonomia para desenvolver as atividades indicadas.
“A importância do concurso CAU Educa é estimular propostas que levem a contribuição da área da Arquitetura e Urbanismo, por meio de seus conhecimentos, metodologias e instrumentais, para as escolas e infâncias de todos os lugares do Brasil. O CAU Educa possibilita que as práticas pedagógicas e ações de arquitetos e urbanistas nas escolas, oriundas tanto de pesquisas acadêmicas como de experiências já realizadas, alcancem maior difusão e possam contribuir para que habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável sejam incorporados ao aprendizado sobre a cidade e território vivido pelas crianças”, destacam os pesquisadores.
CAU Educa
O Paraná também teve uma arquiteta e urbanista premiada na categoria Ações de Arquitetos e Urbanistas na Escola. A mestranda em Educação da Universidade Federal do Paraná, Gabriela Lima, foi uma das seis vencedoras dessa categoria com o projeto “Espaços para brincar: observando a qualidade dos espaços livres das escolas e entorno escolar” (leia mais).
O objetivo do concurso CAU Educa é fomentar iniciativas de educação urbanística e ambiental entre estudantes do Ensino Fundamental.
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