CAU/PR lança nova identidade visual e aumenta presença nas redes sociais
27 de outubro de 2022 |
Com nova cor e novos elementos, a identidade visual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, lançada nesta quinta-feira (26), é uma iniciativa para modernizar e humanizar a comunicação da autarquia federal e aproximá-la dos profissionais do estado. As flores de pinhão e os desenhos geométricos presentes nos Petit Pavés das calçadas da capital paranaense são elementos que farão parte das postagens, vídeos e imagens das redes sociais, aumentando o regionalismo característico do Paraná.
Para atender à mudança etária e de gênero do público registrado no Conselho, cada vez mais jovem e feminino, o setor de Comunicação lança-se também no Linkedin – para falar sobre mercado de trabalho – e no Tik Tok – para estreitar a relação com os estudantes. O Canal do Conselho no Youtube também foi repaginado e passará a ter novos conteúdos.
Semana de Palestras
Em comemoração às mudanças, o canal do CAU/PR no Youtube vai disponibilizar cinco palestras inéditas, na primeira semana de novembro, para os arquitetos e urbanistas maratonarem.
Na segunda-feira (31), a arquiteta e urbanista Glória Cabral apresenta “O reuso de materiais de demolição em projetos de Arquitetura”.
Na terça-feira (01), Valéria Bechara, do escritório Jayme Lerner Arquitetos Associados, fala sobre o Masterplan de Balneário Camboriu.
Na quarta-feira (02), os arquitetos do Rio Ramp apresentam o processo de “Criação dos Skateparks”.
Na quinta-feira (03), Fernando e Natália canalli falam sobre “Arquitetura Emocional”. E, por fim, na sexta-feira (04), Ricardo Meira ensina “Como precificar os projetos em Arquitetura”.
Destaques
A atual gestão do CAU/PR vem investindo intensamente na comunicação do Conselho, com a contratação de profissionais capacitados e novos estagiários antenados com os novos formatos de disseminar as informações.
As análises de desempenho e os ajustes realizados pela gestão, desde o início de 2021, colocam o CAU/PR na liderança, entre todos os Conselhos de Arquitetura das unidades federativas do país, quando o assunto é a presença na imprensa. Só neste ano, já são aproximadamente 70 publicações em veículos, todos de forma orgânica e gratuita. A gerência de Comunicação entende que a mídia conquistada na imprensa tradicional colabora para a construção da reputação do Conselho no Paraná, ao transmitir credibilidade, confiança e autoridade para a marca. Já o trabalho desenvolvido nas redes sociais tem como objetivo reafirmar tal autoridade e promover a repercussão e apontar os desdobramentos trazidos nos meios de comunicação tradicionais.
O crescimento nas redes sociais também é expressivo. No instagram, o Conselho apresentou quase 700% de crescimento no número de seguidores, em relação ao mesmo período de 2021, e mais de 400% no alcance das publicações.
No lançamento da nova identidade visual, a primeira publicação no Linkedin será para apresentar o Conselho aos seguidores porém, o intuito é focar nas questões do mercado de trabalho e inovações do setor. Já o Tik Tok mostrará a sede do CAU/PR em Curitiba, localizada na primeira casa modernista tombada pela lei de patrimônio histórico, a casa Mario de Mari.
Comunicação 360º
Os profissionais do setor de Comunicação tem desenvolvido a chamada Comunicação 360º, com projetos desenvolvidos online e offline, como eventos, comunicação e newsletter internas e aos profissionias da Arquitetura e Urbanismo, ações em redes de televisão, rádios, sites e jornais impressos, palestras, whatsapp, parceria com veículos líderes no segmento em que atuam, entre tantas outras atividades.
As campanhas de “Atribuição de Arquiteto”, compostas por sete vídeos produzidos pelo próprio setor, vem sendo publicadas conjuntamente ao CAU/BR e alcançado mais de 28 mil visualizações por postagens, de forma orgânica. As ações da fiscalização com o “CAU Educa” também já foram veiculadas em reportagens especiais por emissoras de televisão estaduais e nacionais.
Os resultados obtidos pelo setor ganham ainda mais relevância quando levados em consideração que os projetos são integralmente desenvolvidos internamente pela equipe de Comunicação do CAU/PR. Desde a pesquisa, a assessoria de imprensa aos vídeos produzidos e editados, até as reportagens de rádio e as campanhas veiculadas nos mais diversos meios.
“ A reestruturação da Comunicação é reflexo de uma nova forma de pensar o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná. Queremos que as informações cheguem aos profissionais da melhor forma possível e com muita qualidade. Desejamos que os arquitetos e urbanistas sintam orgulho ao verem a sua profissão cada vez mais exposta na imprensa e nos meios digitais, trazendo a relevância do arquiteto para a sociedade. Os resultados obtidos até aqui são fruto de um trabalho realizado com muita dedicação e inovação dos profissionais da Cominicação do CAU/PR”, pontua o presidente do Conselho, Milton Zanelatto.
É o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, de cara nova, ainda mais perto de você!
Clique e acompanhe as redes sociais do CAU/PR.
Instagram – Facebook – Linkedin – TikTok – YouTube