Conheça o CAU Educa Paraná: Projeto recebe apoio do Instituto Mauricio de Sousa para impactar estudantes de escolas públicas
Conselho vai propor que o projeto seja inserido no programa de ensino oficial das escolas públicas do Paraná
Desde 2021, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) realiza o projeto CAU Educa Paraná. A Ação apresenta o universo da Arquitetura e do Urbanismo para crianças entre 6 e 10 anos de idade de escolas públicas. Por meio de aulas lúdicas, os estudantes conhecem a importância da Arquitetura e do Urbanismo para a própria saúde, bem como para suas famílias e para o desenvolvimento das cidades. Na ocasião, as crianças realizam dobraduras de casinhas, museus e demais obras arquitetônicas, montam cidades e, posteriormente, com o auxílio de uma lanterna, é analisada a incidência do sol em diferentes estações do ano sobre as construções, como no verão e no inverno. Tudo isso transmite aos estudantes a compreensão de que um projeto arquitetônico bem elaborado proporciona saúde, economia, segurança, dentre outros tantos benefícios para as famílias. Isso é muito importante, haja vista o grande número de construções irregulares, que, por vezes, provocam desabamentos e mortes ou uma má qualidade de vida.
Durante a aula, ocorre ainda a utilização de óculos de realidade virtual que proporcionam aos alunos um passeio fascinante por diferentes cidades e obras arquitetônicas emblemáticas pelo mundo afora. É uma verdadeira viagem encantadora!
Com conversas e mão na massa, as crianças aprendem a observar a cidade e as construções de maneira divertida, e descobrem que são também responsáveis por fazer o espaço urbano. O CAU Educa Paraná já impactou mais de 700 crianças em 10 cidades paranaenses, apenas com o projeto-piloto, realizado entre 2021 e 2022. Para 2023, a expectativa é ainda maior, com mais aulas, mais alunos e mais professores para atuarem no projeto.
A Turma da Mônica também vai falar de arquitetura: as crianças vão adorar e a profissão agradecer
Um importante passo que o projeto conta em 2023 é a parceria com o Instituto Maurício de Sousa, com a elaboração de um gibi com os personagens da Turma da Mônica abordando o tema da Arquitetura e Urbanismo. Serão impressos 100 mil exemplares da história em quadrinhos desenvolvida com exclusividade para o CAU/PR. Eles serão distribuídos para 100 mil alunos das escolas públicas paranaenses e também em projetos sociais desenvolvidos pelo próprio instituto pelo Brasil a fora. A iniciativa impactará crianças, pais e irmãos das mesmas. O objetivo é de criação de política pública educacional voltada à inserção de aulas sobre o tema em todas as escolas paranaenses.
O Instituto Mauricio de Sousa trabalha com uma série de programas de formação cidadã voltada para a comunidade social há mais de duas décadas, desenvolvido pela Mauricio de Sousa Produções. A linguagem simples, direta e bem-humorada dos personagens permite que centenas de campanhas sejam desenvolvidas e complexos conceitos sejam assimilados por crianças e adultos de forma eficaz e divertida. A parceria entre o CAU/PR e o Instituto é inédita na área da arquitetura e marca a possibilidade de mudança de paradigma sobre a importância do arquiteto e urbanista para a sociedade e sua influência na qualidade do desenvolvimento das cidades.
Apoio da UNESCO
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) apoia o projeto CAU Educa Paraná. Em carta enviada ao CAU/PR, a representação da UNESCO no Brasil considerou que o CAU Educa Paraná está alinhado ao marco programático da organização “na área de Educação e Cultura, sendo convergente, ainda, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao contemplar ações educativas em temas como a diversidade cultural, valorização do patrimônio cultural (de natureza material e imaterial), gênero, direitos culturais, valorização da cultura afro-brasileira, com ênfase na cultura de paz. Nesse sentido, por meio da presente correspondência, confirmamos o interesse em contribuir tecnicamente para a referida iniciativa”, informa o documento. Vale destacar que a parceria não prevê a transferência de recursos entre a UNESCO e o CAU/PR.
Lei de ATHIS
Uma outra informação levada aos estudantes, e que impacta a família das mesmas, é sobre a determinação da Lei de ATHIS – Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Lei Federal n°11.888/2009), ligada à luta do Direito à Cidade e, principalmente, à Moradia Digna. Uma recente pesquisa publicada pela Fundação João Pinheiro apontou que o déficit habitacional brasileiro já atinge quase 6 milhões de moradias. Isso representa 8% dos domicílios do país. São famílias que vivem em moradias precárias, em coabitações ou com elevado custo de aluguel. Em contrapartida a esses desafios, já existem pelo país diversas iniciativas de implementação da Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. Essa legislação foi uma proposição do arquiteto e urbanista Clóvis Ilgenfritz da Silva e prevê projetos e moradia digna para famílias de baixa renda. Assim como existe o SUS na área da saúde, a Lei de ATHIS garante que famílias com renda de até três salários-mínimos, residentes em áreas urbanas e rurais, recebam assistência técnica pública e gratuita, prestada por profissionais da Arquitetura e Engenharia. Trata-se de uma política que assegura moradia adequada e segura à população de baixa renda, e ainda movimenta a economia e o comércio local. O projeto do CAU Educa Paraná é um trabalho social e educativo, que visa transformar a visão das crianças e sua relação com o espaço público e privado. É um trabalho educacional, que pretende impactar ainda os pais das crianças por meio das informações, recebidas em sala de aula, para os seus lares. Neste contexto, a elaboração de um gibi com informações sobre o tema exposto contribuirá de forma decisiva para impactar o público-alvo do projeto, já que a história em quadrinhos faz parte da cultura brasileira, encanta crianças e adultos, independente da classe social.
Imprensa
O Projeto CAU Educa Paraná já foi tema de reportagens dos principais veículos de comunicação do Paraná. Emissoras de televisão, rádio, jornal impresso e on-line destacam a relevância do projeto e o impacto junto aos estudantes. Acompanhe algumas publicações. Assista à reportagem produzida pela RPC – afiliada da TV Globo (clique aqui) e leia matéria publicada na Haus, da Gazeta do Povo.
CAU Educa Paraná e os ODS da Organização das Nações Unidas – ONU
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil. Eles são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.
Comprometida com a agenda da Organização das Nações Unidas, o projeto CAU Educa Paraná compatibiliza-se com os seguintes objetivos:
03 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
04 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles;
11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Objetivos
A Comissão de Política Urbana e Ambiental – CPUA-CAU/BR (2018-2020), constatou que existe uma grande distância entre a sociedade e os arquitetos e Urbanistas, sendo necessário estabelecer diálogos entre os mesmos e as políticas públicas, as cidades e a educação. Sabe-se que as crianças e os jovens têm um papel fundamental como agentes de transformação desta realidade e na criação de um futuro melhor. Acreditamos que por meio destes é possível atingir toda a sociedade. Desta forma, o desenvolvimento de atividades educativas nas fases iniciais, primeira e segunda infâncias, é essencial para uma absorção adequada da consciência para a construção das relações humanas de respeito ao próximo e de cuidado das nossas cidades e natureza. O principal objetivo do projeto é a inclusão de aulas sobre a temática no calendário / programa de ensino anual das escolas estaduais do Paraná. Sabe-se também que os personagens da Turma da Mônica estão presentes no imaginário de toda nossa população e que, ainda hoje, consegue tocar as crianças. Assim, a parceria entre o CAU/PR e o Instituto Maurício de Sousa impactará ainda mais profundamente os estudantes e seus familiares.
São ainda objetivos do Projeto:
- Conscientizar a criança sobre a importância do Arquiteto e Urbanista para a sociedade;
- Aprender com diversão e ludicidade – e, de preferência, com muita mão na massa sobre o papel da arquitetura para a saúde da criança e também das cidades;
- Envolver a criança com o espaço público e o poder de transformá-lo;
- Desenvolver consciência sobre a habitação saudável e seus efeitos para o pleno desenvolvimento da criança;
- Promover o acesso da criança aos espaços públicos projetados por Arquitetos e Urbanista;
- Promover a consciência de uma cidade que possa atender as necessidades das pessoas com deficiência;
- Promover o respeito à diversidade;
- Como projeto de educação a longo prazo, o CAU Educa pretende promover a construção de uma consciência urbana e ambiental entre crianças do Ensino Infantil e Fundamental com propostas de ações de valorização da Arquitetura e Urbanismo, com enfoque nos primeiros anos da formação escolar do cidadão.
Estão entre os benefícios a serem alcançados
- Impactar crianças entre 6 e 10 anos de idade, de escolas municipais cerca de 100 mil e estaduais paranaenses com o Projeto CAU Educa;
- Distribuir 100 mil gibis para o público-alvo do projeto;
- Realizar duas e três aulas mensais em escolas;
- Conscientizar as crianças sobre a importância do Arquiteto e Urbanista para a sociedade;
- Envolver a criança com o espaço público e o poder de transformá-lo;
- Desenvolver consciência sobre a habitação saudável e seus efeitos para o pleno desenvolvimento da criança;
- Promover o acesso da criança aos espaços públicos projetados por Arquitetos e Urbanistas;
- Promover a consciência de uma cidade que possa atender as necessidades das pessoas com deficiência;
- Promover o respeito à diversidade;
- O projeto de educação CAU Educa pretende promover a construção de uma consciência urbana e ambiental entre crianças do Ensino Infantil e Fundamental com propostas de ações de valorização da Arquitetura e Urbanismo, com enfoque nos primeiros anos da formação escolar do cidadão;
- Potencializar o impacto das ações educativas do CAU/PR;