Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

12/09/2023ㅤ Publicado às 09:48

A turminha dos quadrinhos mais famosos do Brasil agora fala sobre Arquitetura e Urbanismo. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná e o Instituto Maurício de Sousa. A publicação acaba de chegar na sede da autarquia federal (clique na imagem para baixar o gibi).

Baixe o gibi!

Foram impressos cem mil exemplares da história em quadrinhos exclusiva, que serão distribuídos para milhares de alunos de escolas públicas paranaenses e também em ações sociais desenvolvidas pelo Instituto no país. A ação faz parte do CAU Educa Paraná, projeto que apresenta o universo da Arquitetura e do Urbanismo para crianças entre 6 e 10 anos de idade de escolas públicas do estado. Segundo levantamento do Instituto Maurício de Sousa, um único exemplar do gibi chega a ser lido por até 5 pessoas. Além das crianças, a história em quadrinhos deve impactar professores, pais, irmãos dos pequenos estudantes e pode atingir até meio milhão de brasileiros.

Com 20 páginas, o roteiro da história em quadrinhos tem como fio condutor a mãe da Mônica. Pouca gente sabe, mas desde a criação da personagem, Dona Luísa é a única das mães dos principais integrantes da turma que tem outra profissão, já que além de dona de casa, ela também trabalha como arquiteta e urbanista.

No começo deste ano, uma equipe do CAU/PR visitou as instalações do Instituto Maurício de Souza, em São Paulo. A comitiva paranaense se reuniu com os representantes do Instituto especialmente para debater e sugerir ideais ao roteiro. O gibi ainda tem uma página de passatempo para os pequenos com atividades lúdicas relacionadas ao tema.

CAU Educa Paraná

PROJETO CAU EDUCAPor meio de aulas lúdicas, os alunos do ensino fundamental conhecem a importância da Arquitetura e do Urbanismo para o desenvolvimento das cidades. A partir de simples atividades escolares, os estudantes aprendem como um projeto arquitetônico bem elaborado proporciona saúde, economia, segurança e outros benefícios para as suas famílias. Isso é essencial, já que existe um grande número de construções irregulares no estado, com risco e má qualidade de vida para os moradores. O CAU Educa atende centenas de crianças em diferentes cidades paranaenses. O objetivo é criar uma política pública educacional voltada à inserção de aulas sobre o tema nas escolas paranaenses.

CAU/PR e Instituto Mauricio de Sousa: de mãos dadas com os princípios da ONU

O Instituto Mauricio de Sousa trabalha com programas de formação cidadã voltados para a comunidade há mais de duas décadas. A linguagem simples, direta e bem-humorada permite que complexos conceitos acabem assimilados por crianças e adultos de forma eficaz e divertida. A parceria entre o CAU/PR e o Instituto marca a mudança de paradigma sobre a importância do arquiteto e urbanista para a sociedade e sua influência na qualidade do desenvolvimento das cidades.

Em 2022, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) reconheceu a importância de Mauricio de Sousa para a alfabetização e para o estímulo à leitura. São mais de 60 anos de trabalho como autor de livros e revistas em quadrinhos, o que contribuiu para aguçar a vontade de ler em milhões de crianças do Brasil e do mundo.

O CAU Educa Paraná está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, um apelo para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas desfrutem de paz e de prosperidade.

Em 2023, a UNESCO passou a ser apoiadora do CAU Educa Paraná. Em carta enviada ao CAU/PR, a representação da UNESCO no Brasil considerou que o projeto está alinhado ao marco programático da organização “na área de Educação e Cultura, sendo convergente, ainda, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao contemplar ações educativas em temas como a diversidade cultural, valorização do patrimônio cultural (de natureza material e imaterial), gênero, direitos culturais, valorização da cultura afro-brasileira, com ênfase na cultura de paz. Nesse sentido, por meio da presente correspondência, confirmamos o interesse em contribuir tecnicamente para a referida iniciativa”, informa o documento.

DEIXE UM COMENTÁRIO

0 resposta para “Arquitetura e Urbanismo são temas do novo gibi da Turma da Mônica: leia a história!”

  1. Hérida Salgado disse:

    Parabéns pela publicação Turma da Mônica Arquitetura e Urbanismo. Sou professora aposentada e a maior colecionadora da obra do Mauricio de Sousa. Gostaria de adquirir dois exemplares. Por favor, informe o valor das revistas e do frete.

  2. Dayane Garret Peres Pinheiro disse:

    Obrigado por disponibilizarem em PDF.
    Adorei, já li e encaminhei aos meus alunos do ensino fundamental, onde estamos estudando sobre isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

24/07/2024

Estudantes paranaenses vencem prêmio internacional com projeto de museu para hotel sem uso em Curitiba

Destaques

23/07/2024

Inovação e Política Pública são temas da 41ª Reunião do Fórum de Presidentes dos CAU/UFs

Destaques

22/07/2024

Inscrições gratuitas: em formato híbrido, Semana da Habitação 2024 ocorrerá em Fortaleza

Destaques

08/07/2024

Disponível em vídeo: em Curitiba, CAU/PR realiza a 169ª Plenária Extraordinária